Recentemente, a FIFA anunciou que a Copa do Mundo de 2026 será realizada no México, Estados Unidos e Canadá. A notícia surpreendeu muita gente, já que é a primeira vez que uma Copa será realizada em três países diferentes, implementando também um novo formato com 48 equipes divididas em 16 grupos de três equipes cada.
Sabemos que muitos dos nossos leitores são fãs de futebol e da arquitetura mexicana, por isso, apresentamos a seguir os três estádios no México que sediarão partidas da Copa de 2026.
Estádio Azteca / Pedro Ramírez Vázquez
A história começa em 1962, quando os arquitetos Pedro Ramírez Vázquez e Rafael Mijares - que foram escolhidos por meio de um concurso para projetar o estádio - começam a realizar as atividades anteriores à construção. Dois anos depois, o México foi escolhido para sediar a IX Copa do Mundo de Futebol de 1970, o que exigiu o aumento da capacidade do estádio e qualidade excepcional em sua execução.
Estádio BBVA Bancomer / Populous
O estádio BBVA Bancomer em Monterrey é uma impressionante recepção de boas vindas da cidade que atrai os torcedores a um estádio de nível mundial. Inspirada na história local de siderurgia e fabricação de cerveja, a estrutura tripartida autoportante do estádio é revestida de alumínio, fazendo clara alusão às usinas siderúrgicas instaladas na região.
Estádio Akron / Studio Massaud Pouzet
O estádio Akron, localizado em Zapopán, Jalisco, foi inaugurado em 29 de julho de 2010. Sua construção marca um divisor de águas na concepção de espaços para esportes e eventos no país. A proposta do estádio nasce da ideia de um vulcão verde dentro do qual a vida se desenvolve e termina com uma "nuvem" que oferece proteção através de uma cobertura que parece flutuar. Devido à sua proximidade com a floresta, a fachada e o projeto paisagístico do estádio se integram em escala, cor e textura ao contexto.